Início » Eunápolis: Veracel apoia apicultores para a inauguração do Entreposto de Mel

Eunápolis: Veracel apoia apicultores para a inauguração do Entreposto de Mel

Por marlonfm

Foi inaugurado quinta-feira (10) em Eunápolis o Entreposto de Beneficiamento de Produtos das Abelhas do Território Costa do Descobrimento, um estabelecimento destinado ao recebimento, classificação e industrialização do mel e seus derivados, oriundos dos produtores locais. A inauguração do empreendimento é resultado da captação de recursos da Associação dos Apicultores de Eunápolis (ASOAPE) junto ao Governo do Estado da Bahia e proporcionará maior estrutura aos negócios dos apicultores da região. A Veracel, indústria de celulose localizada no mesmo município, foi uma das apoiadoras da construção do Entreposto desde o início do projeto, inclusive com a cessão do espaço onde foi construído.

“Com a inauguração do Entreposto de Mel no município de Eunápolis, os produtores agora terão o suporte necessário para o beneficiamento de seus produtos, uma vez que entreposto está apto a extrair e envazar o mel dos produtores e, com isso, será agregado maior valor comercial aos produtos e maior visibilidade para venda, pois teremos rótulos com selo de inspeção estadual que nos permitirá comercializar não apenas em Eunápolis, mas em toda Bahia”, comemora Rubens de Jesus Ribeiro, presidente da ASOAPE.

Para apoiar a ASOAPE na construção do Entreposto, a Veracel realizou a cessão em comodato de área de 2.000m² para a construção do espaço, aportou recursos para adequações da obra como instalação de câmeras de segurança, construção do poço artesiano do estabelecimento, doou recursos para o capital de giro para início da produção e ainda promoveu uma parceria com o SEBRAE para a capacitação dos apicultores em associativismo, cooperativismo e na elaboração de um Plano de Negócios para o empreendimento.

“A parceria com a Veracel tem sido algo fundamental para que nós produtores pudéssemos chegar a este momento. Além de disponibilizar o pasto apícola para que colocássemos estas colmeias, a empresa tem nos ajudado no suporte ao entreposto, tanto com apoio financeiro quanto de assessoria. A empresa tem colaborado desde o início do projeto, ao nos conceder o terreno para a obra e também tem nos ajudado com o suporte de segurança do entreposto”, ressalta ainda Rubens.

O entreposto tem capacidade de processamento de 2.850 kg/dia, com produto fracionado e institucionalizado (toneis) para atender o mercado interno e externo e inicia sua operacionalização com a autorização da ADAB (órgão de defesa agropecuária) responsável pela inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal, garantindo com isso que o produto que está sendo posto no mercado tenha qualidade e segurança do alimento.

“A inauguração do Entreposto de Mel em Eunápolis é uma conquista muito importante para a comunidade e para os apicultores da região Sul da Bahia e uma etapa importante na consolidação da atividade na região. Com instalações adequadas para processar o produto e alcançar melhores preços, os apicultores das associações comunitárias terão seu negócio ainda mais valorizado e poderão ampliar esta importante fonte de renda na região” destaca Izabel Bianchi, especialista Responsabilidade Social da Veracel. “Ficamos muito contentes em celebrar com a ASOAPE esta vitória da comunidade e importante passo para ampliar a geração de renda das associações de apicultores da Costa do Descobrimento”, destaca ainda Izabel.

APOIO

A Veracel apoia, desde 2005, projetos de apicultura para famílias dos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Belmonte. A empresa investe na capacitação dos apicultores participantes, com a doação de materiais, insumos, tecnologia e vestimentas adequadas, além da disponibilização dos materiais que proporcionam segurança operacional para os trabalhadores florestais (Procedimento operacional, treinamentos e disponibilização de mapas de georreferenciamentos de apiários das associações). Somente em 2020, foram produzidas 87 toneladas de mel e 158 famílias foram beneficiadas por esses projetos.

A companhia também tem investido em melhorias na reprodução das abelhas-rainha desde 2018. A transferência da tecnologia da empresa para os apicultores das associações parceiras amplia a capacidade técnica e também a autonomia de coletivos rurais. Com as capacitações organizadas pela empresa, os apicultores também ampliam seus conhecimentos para o manejo respeitoso e sustentável das colméias.

Em 2019, a companhia também lançou um projeto de meliponivultura, que consiste na criação de abelhas sem ferrão, com a comunidade indígena pataxó Aldeia Meio da Mata e com associações de apicultores em Eunápolis e Guaratinga. Contando com a parceira técnica da DVM Consultoria Apícola, a companhia disponibilizou kits apícolas e ofereceu capacitação para o manuseio e a produção de mel orgânico de abelhas da espécie uruçu amarela (Melipona mandury).

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!