Início » Porto Seguro: Jânio Natal quer licitar serviço de balsas para acabar com sofrimento de usuários

Porto Seguro: Jânio Natal quer licitar serviço de balsas para acabar com sofrimento de usuários

Por marlonfm

Os dias de sofrimento dos usuários das balsas que fazem a travessia entre a sede de Porto Seguro e o distrito de Arraial d’Ajuda podem estar chegando ao fim. É o que promete o prefeito Jânio Natal, ao anunciar para breve a realização de uma licitação para o serviço de travessia por balsa do Rio Buranhém. O objetivo é acabar, de vez, com as constantes reclamações sobre altos preços, cobrança diferenciada de tarifas e péssimos serviços oferecidos pelas empresas que operam a balsa.

Atualmente, a travessia de pedestres e automóveis entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro é feita pelas empresas Buranhém e Rio Nave, que há cerca de 30 anos detêm a concessão desse serviço.

“As empresas que operam as balsas hoje não têm qualquer respeito pelos usuários, que ficam expostos tanto em dias de chuva, quanto em dias de sol. Mais do que nunca, temos que licitar os serviços das balsas, exigindo mais conforto e segurança para os usuários, além da diminuição dos preços. Hoje, se paga caro e os serviços são péssimos”, disse Jânio Natal.

EXIGÊNCIAS – O prefeito quer acabar, principalmente, com a cobrança de tarifa diferenciada entre moradores e turistas e em dias específicos da semana, como feriados e finais de semana. “É um absurdo a cobrança diferenciada em dias específicos”, critica.

Para evitar que se repitam os atuais problemas, a prefeitura pretende incluir diversas exigências na próxima licitação. Entre os itens que serão exigidos das empresas interessadas em operar o serviço em Porto Seguro estão balsas com estrutura que ofereça maior segurança e conforto; cobertura de proteção contra sol e chuva para pedestres, dentro e fora das balsas; sanitários masculino e feminino; sistema de cobrança eletrônica; pagamento também através de cartão de crédito; valor das tarifas acessível e dentro da realidade da planilha de custos apresentada; tabela única de valores, sem cobrança diferenciada para moradores e não moradores; cobrança de valores unificados em dias normais, feriados e finais de semana; regularidade dos horários; e contrapartida ambiental pelos danos causados diariamente pelas balsas na travessia do rio.

PROMESSAS DE CAMPANHA – Assim que assumiu o mandato, no dia 1º de janeiro, Jânio Natal anunciou que promoveria uma série de mudanças no serviço das balsas, principalmente com relação às tarifas. No dia 4 de agosto, entrou em vigor a lei municipal nº 1671/2021, segundo a qual todos os veículos emplacados em Porto Seguro, inclusive de empresas e táxis, passaram a ter desconto de 50% na travessia da balsa. A lei anterior contemplava com o desconto apenas carros particulares com placas de Porto Seguro e pedestres moradores.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!