Início » Porto Seguro: Turismo rural é a nova tendência pós-pandemia

Porto Seguro: Turismo rural é a nova tendência pós-pandemia

Por marlonfm

O Projeto Experiências do Brasil Rural, uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Universidade Federal Fluminense (UFF) voltada ao fomento do turismo no campo deve validar até o final de novembro o roteiro rural de Porto Seguro.

Segundo a revista Mercado e Eventos, são 10 experiências que integram o roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores” que receberão, entre outros incentivos, cursos de capacitação e maior visibilidade para impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo. A ideia é inseri-los na oferta turística municipal e reforçar alternativas de renda.

“Turismo rural e ecoturismo associado são nichos importantes para o desenvolvimento de Porto Seguro que serão cada vez mais explorados. A tendência do Turismo neste momento de pós-pandêmico, mas mantendo sempre os protocolos sanitários em dia, passa pela busca da natureza e lugares ao ar livre”, explica a diretora de Marketing da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Aline Rodrigues.

No trevo de Arraial d’Ajuda/Trancoso (BA-001) está uma das experiências de turismo rural mais bem sucedidas de Porto Seguro também inscrita no roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”. Na propriedade @trevodosbufalos Queijos Artesanais o visitante pode ter contato com os animais, conhecer a produção e degustar os produtos derivados do leite de búfala.

Outras experiências que fazem parte do roteiro rural de Porto Seguro oferecem trilhas pelas plantações de açaí, cupuaçu e coco na Fazenda Bom Sossego; visita à fábrica de chips de banana da terra e mandioca, no Celeiro Alimentos; um passeio pela primeira agroindústria do Brasil a produzir chocolates finos, a Diporto; cavalgadas no Rancho Fábio da Garota; visita à Cervejaria Artesanal Arraial d’ Ajuda; e mais ecológicos, como Subida do Rio Buranhém, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Paróquia do Divino Espírito Santo e São Miguel Arcanjo

Ely Santana, do Acarajé do Vale (@acaraje.do.vale), é o melhor exemplo de Turismo Rural em Porto Seguro. O comerciante montou o pequeno restaurante familiar no km 554 da rodovia BA-001 há um ano e dois meses, durante a pandemia. Hoje é referência no distrito de Vale Verde. “Compramos praticamente todos os produtos que usamos – pimenta, quiabo, aipim – de agricultores familiares daqui mesmo do distrito e, com isso ajudamos nossos parceiros e a economia local. Os turistas que passam por aqui, não deixam de voltar na primeira oportunidade”, conta Santana.

HISTÓRIA – O roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores” é mais abrangente e não se resume somente ao Turismo Rural propriamente dito. Envolve também localidades de interesse histórico-cultural e ofertas de hospedagem nas proximidades dos empreendedores do Projeto Experiências do Brasil Rural. No distrito de Vale Verde, por exemplo, destaque para um dos primeiros Quadrados – o “Quadradinho” histórico tombado pelo Iphan em 1999 – do Brasil, o primeiro Cartório e a Paróquia do Divino Espírito Santo e São Miguel Arcanjo (1775), na Praça Divino Espírito Santo. A principal hospedagem no distrito é o @sparvativaleverde, pousada de charme e experiência culinária de requinte.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!