Um confronto policial ocorrido no fim da noite de sexta-feira (9), no município de Santaluz, no Território do Sisal, terminou de forma trágica com a morte de um policial militar, além de um suspeito morto e outro preso. A ocorrência envolveu guarnições do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e teve início após o roubo de um veículo no município de Gavião.
“Venho aqui para dizer da tristeza, do luto que a Polícia Militar está hoje, pelo fato de ter perdido um irmão de farda, um excelente policial, o soldado Eduardo César do Nascimento Filho”, disse o Coronel Daniel Figueiredo, comandante do Policiamento da Região Nordeste.
De acordo com informações apuradas pelo site Amarelinho, o carro roubado foi identificado trafegando em direção a Santaluz e interceptado por uma guarnição local. Durante a tentativa de abordagem, os ocupantes do veículo reagiram, efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais, o que deu início a um intenso confronto.
“Dois indivíduos estavam numa moto e tomaram de assalto um Renegade na cidade de Gavião e tomaram rumo para a cidade de SantaLuz. Então, nesse momento, o nosso Cicom passou as informações de imediato para as nossas guarnições da área e elas imediatamente entraram em alerta no sentido de tentar localizar o veículo que estava indo para a direção de SantaLuz. Em um certo momento o veículo foi localizado e veio a ordem de uma das nossas guarnições para que ele parasse, nesse momento houve disparo de arma dos indivíduos contra a nossa guarnição e logo depois eles vieram a colidir em um ônibus que estava parado”, contou o Coronel ao site Amarelinho Itabuna.
Após a troca de tiros, os suspeitos abandonaram o veículo e fugiram a pé, sendo perseguidos pelas guarnições. Durante a ação, o policial militar foi atingido por um disparo de arma de fogo na região da perna, com perfuração da veia femoral, o que provocou grande perda de sangue.
O militar, conhecido como Sd Nascimento, recebeu atendimento inicial no hospital municipal de Santaluz e, apesar da gravidade do ferimento, apresentava estado de saúde considerado estável no momento da transferência. Por volta das 0h06 deste sábado (10), ele foi encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, em uma ambulância da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu.
“Logo após esse fato, um dos indivíduos desceu para o Matagal e já desceu atirando na nossa guarnição momento que houve o revide e ele realmente foi atingido e quando ele desceu disparando também foi atingido o nosso Eduardo, que infelizmente, logo depois veio a óbito”, informou o Coronel.
Durante o deslocamento, o soldado sofreu três paradas cardiorrespiratórias e chegou ao hospital por volta das 2h40 da madrugada, não resistindo aos ferimentos. Ele veio a óbito por volta das 5h.
Enquanto isso, as diligências policiais na região foram intensificadas. A ação resultou na prisão de um dos suspeitos, enquanto o outro resistiu à abordagem, entrou em novo confronto com os policiais, foi baleado e morreu.
Ver essa foto no Instagram
