A quebra de uma suposta trégua entre as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) provocou uma sequência de homicídios em Ipiaú, no sul da Bahia. Sete pessoas foram mortas entre a noite de sexta-feira (16) e o domingo (18), em um intervalo de cerca de 48 horas.
As informações são da coluna de Bruno Wendel, do site Correio. A maioria das vítimas teria sido executada dentro de casa. O primeiro crime foi registrado por volta das 21h30 da sexta-feira e o último ocorreu por volta das 22h do domingo.
Embora a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) atribua oficialmente os assassinatos a um conflito interno, relatos de moradores e agentes de segurança indicam que a violência está ligada ao rompimento da trégua entre as facções. Grande parte da cidade estaria sob influência do PCC, enquanto o bairro Santa Rita é apontado como área dominada pelo CV.
Segundo fontes policiais, o estopim teria sido a compra de drogas entre grupos ligados às facções rivais, algo considerado inaceitável. As ordens do PCC estariam partindo do Conjunto Penal de Irecê, enquanto decisões do CV teriam origem em um presídio de Santa Catarina.
Em nota, a PM informou que reforçou o policiamento na cidade por tempo indeterminado e que quatro suspeitos foram presos durante o fim de semana.
VÍTIMAS:
Nerivaldo Santos Damascena Barbosa, 20, “Luizinho”
Valmir Santos da Cruz, 35, “Sapo”
Gentil Fróis de Oliveira, 36, “Bode”
Vinícius Costa da Silva, 26, “Vini”
Iago Lima dos Santos, 20
Edmarques Batista dos Santos, 26, “Gaso”
Adolescente de 15 anos, Ítalo
Ver essa foto no Instagram
