A Câmara de Itabuna voltou a cobrar que o Governo do Estado viabilize a reforma do estádio Luiz Viana Filho, o Itabunão. Na sessão desta semana, o vereador Erasmo Ávila afirmou ter informações que o deixam esperançoso de ver a obra autorizada em breve. Mas não é isso que diz o Secretário Estadual de Esportes.
Segundo o comunista Davidson Magalhães, o estado tem outras prioridades e a Prefeitura devia fazer a obra com seus recursos e não do estado. Gilson da Oficina sugeriu que seja formada uma comissão para interceder pela reforma, porque a questão do Itabunão é para todos, não só para os esportistas.
Ricardo Xavier (foto), que é ex-presidente do Itabuna Esporte Clube, lembrou que a situação do estádio incomoda todos que gostam de futebol e citou as competições que o clube conquistou, como o acesso para a Série A do Baiano. Para ele, é preciso definir isso num curto espaço de tempo.
Do contrário,o Itabuna corre o risco de ficar sem estádio na disputa da Copa do Brasil, na Série D do Brasileirão e na Pré-Copa do Nordeste em 2024. Ricardo lembrou que a reforma foi prometida pelo então governador Rui Costa durante as eleições do ano passado, que elegeram seu candidato Jerônimo Souza.
A exceção foi o vereador Diego Pitanga, do PT, que ignorou a promessa do ex-governador e preferiu defender as obras que o estado vem fazendo em Itabuna.