Início » DENÚNCIA: Funcionária do Hospital de Base de Itabuna (BA) relata insuficiência de profissionais de enfermagem; entenda

DENÚNCIA: Funcionária do Hospital de Base de Itabuna (BA) relata insuficiência de profissionais de enfermagem; entenda

Por amarelinhoitabuna

Bom dia Amarelinho, venho aqui relatar uma prática que está acontecendo no Hospital de Base de Itabuna.

A coordenação de enfermagem, resolveu adotar uma prática de cuidados integrais, prática essa que é realidade em outros hospitais.

O diferencial é que no Hospital de Base, o quadro de funcionários é insuficiente, ficando apenas 4 ou 5 funcionários com um grande número de pacientes que gira em torno de 9 a 13 pacientes para cada funcionário.
Funcionários totalmente despreparados para tais funções, medicações administradas erradas, tratamento inadequado dos antibióticos, medicações administradas em horários diferentes, pois não tem como, pois os banhos em pacientes acamados demoram para terminar.
Não houve uma preparação para tais procedimentos, como o início de uma educação continuada, a coordenação anunciou que haveria esta mudança em uma sexta-feira, e o trabalho iniciou na segunda-feira.
Lembrando que estamos falando de pacientes totalmente dependentes de banhos nos leitos, enfermarias lotadas com 35, 36, 37, 38 e até 39 leitos.
A coordenação faz referência a outros hospitais, mas sendo que em outros hospitais o quadro de funcionários é bem maior, e cada funcionário fica no máximo com 5 pacientes.
Essa prática está sendo utilizada como ‘teste’, na enfermaria C, mas o intuito é que seja estendido para todas as enfermarias.
Sabendo que só tem 3 enfermarias funcionando, já que o hospital fechou a enfermaria A.
A grande preocupação aqui são os pacientes, que não são bem assistidos e suas medicações deixam de serem administradas corretamente, prolongando assim o tempo de internação .
Quando as enfermarias tem 2 funcionários responsáveis pela medicação desses pacientes, e os outros funcionários responsáveis pelos cuidados como banho, dieta, troca de fraldas tudo dá certo, e os pacientes se recuperam bem, e não demoram internados.
Já na enfermaria C, os pacientes demoram internados.
Infelizmente, a coordenação de enfermagem não tem empatia com os funcionários, com os pacientes e nem com os acompanhantes, é totalmente indiferente, são apenas números no hospital.
Esse desabafo é de um acompanhante, que ficou acompanhando um paciente, que esteve internado no PS, enfermaria B e depois foi transferido para a enfermaria C.

onde foi observado a exploração com os funcionários, que por medo de perder seus trabalhos, pois a sua grande maioria é contratada, tem medo de falar o que acontece  dentro das paredes do hospital, não podem fazer uma reclamação na ouvidoria pois vai ficar desempregado, eles demitem sem dó e sem piedade, o sindicato só se preocupam com os concursados, e o COREN, provavelmente não sabe dessa prática ou concorda com essas atitudes.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!
× Fale conosco