Dois médicos que são alvo de quase 60 denúncias por cirurgias plásticas mal sucedidas no Rio de Janeiro e na Bahia foram assunto de reportagem do Fantástico deste domingo, na Rede Globo. Gilberson Vanderlei e Rossini Tebaldi Ruback são famosos nas redes sociais por mostrarem fotos de corpos perfeitos e modelos que passaram por seus procedimentos. No entanto, as pacientes que confiaram neles tiveram sérias complicações, como infecções, deformidades e até retirada de próteses sem anestesia.
As vítimas se uniram em um grupo na internet para expor os casos e buscar justiça. Elas enfrentam dificuldades para processar os médicos, que exigiam a assinatura de um contrato com uma cláusula de sigilo e uma multa milionária em caso de divulgação de qualquer problema. Algumas pacientes tiveram que refazer as cirurgias com outros profissionais, mas outras não têm condições financeiras ou emocionais para isso.
A Polícia Civil da Bahia está investigando oito denúncias contra os dois médicos em Itabuna e Porto Seguro. Os inquéritos ainda não foram concluídos e os médicos não se pronunciaram sobre as acusações.