Início » PANCADINHA PROPÕE PROGRAMA DE ATENÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE ESTUPRO

PANCADINHA PROPÕE PROGRAMA DE ATENÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE ESTUPRO

Por amarelinhoitabuna

Em projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Pancadinha (SD) propôs a criação de um programa de atenção às vítimas de estupro com o objetivo de apoiar as mulheres na identificação de provas periciais que caracterizem os danos, estabelecendo nexo causal com o ato praticado.

No texto, o parlamentar explica que o programa será implantado nas delegacias de polícia, inclusive nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), Delegacia de Repressão aos Crimes contra Criança e do Adolescente (DERCCA) e Instituto Médico Legal (IML), em ação conjunta com os Centros Integrados de Atendimento à Mulher (CIAMs) e com os Centros de Referência de Atendimento à Mulher do Estado da Bahia.

Para o funcionamento da ação, o legislador prevê equipe constituída por profissionais peritos, do quadro do funcionamento público, com capacitação técnica para o necessário estabelecimento do nexo de causalidade.

Ao justificar a importância da sua proposta, Pancadinha argumentou que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública informou a existência, em 2022, do registro de 4.558 casos estupro, incluindo situações contra vulneráveis, na Bahia. “O número alarmante dá uma média de 12,48 casos de violências sexuais por dia. Em comparação com o ano de 2021, houve 3.889 estupros registrados, com alarmante crescimento de 32,2%”, ressaltou.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!
× Fale conosco