Na noite de quarta-feira, 16 de julho, o presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Chico do Doce, cumprindo determinação da Procuradoria Federal, decretou a perda do mandato da prefeita Monalisa Tavares e declarou vago o cargo. Na mesma ocasião, convocou o vice-prefeito Jonathas Soares para tomar posse na manhã desta quinta-feira (17), em sessão especial marcada para as 9h.
A decisão teve como base a condenação de Monalisa por improbidade administrativa, por fraude em processo licitatório, com sentença confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e já transitada em julgado. Desde então, a ex-prefeita tentava, sem sucesso, reverter a decisão com um pedido liminar protocolado em Brasília.
No entanto, uma reviravolta movimentou o cenário político da cidade nas primeiras horas desta quinta-feira (17). O desembargador federal Marcus Vinicius Reis Bastos concedeu decisão favorável à gestora, suspendendo os efeitos da sentença que determinava a perda dos direitos políticos por cinco anos.
Com a nova decisão, segundo o advogado Michel Reis, a prefeita Monalisa Tavares deve retornar ao cargo. O clima político em Ibicaraí promete esquentar nos próximos dias, com possíveis desdobramentos jurídicos e institucionais. As informações são do Blog Políticos do Sul da Bahia.
Ver essa foto no Instagram