Já vai rolar outro clássico Ba-Vi hoje, a partir das 16h, no estádio Barradão, só que, desta vez, é pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, em jogo que marcará o retorno da rivalidade à elite nacional após cinco temporadas. Além de ser o quinto confronto entre os clubes em 2024, o primeiro duelo pela primeira divisão desde 2018 tem muito em jogo para cada lado. O Vitória busca manter a soberania em casa contra o rival e conquistar seus primeiros pontos na competição, enquanto o Bahia quer se vingar da perda do Campeonato Baiano deste ano e das viradas que levou do rival na Toca.
Após perder para o Palmeiras na estreia do Brasileirão e ver uma sequência de 23 jogos de invencibilidade no Barradão chegar ao fim, o Leão quer se recuperar o quanto antes, mas na Série A, o time não vence o grande rival desde 2014. Para reverter essa escrita, a equipe rubro-negra vai mais uma vez contar com todo o apoio da torcida colossal.
“A torcida sempre nos apoiou do início ao fim dos jogos. Eles vêm sendo o nosso 12° jogador. A cobrança para o clássico é entre nós (os jogadores). Sabemos que temos que buscar um resultado positivo para pontuar no Brasileiro”, destacou o lateral-esquerdo Lucas Esteves ontem, em coletiva.
Embora não vença o Bahia na primeira divisão há 10 anos, o Vitória também nunca perdeu para o rival pela Série A quando jogou no seu estádio, são dois triunfos e dois empates. Além disso, venceu os dois jogos como mandante realizados neste ano. Ainda assim, Lucas projeta um clássico complicado.
“Sabemos que o clássico é um jogo difícil. Sabemos que tudo pode acontecer dentro de campo. Mas também sabemos que a torcida vai fazer a diferença para a gente. Então vamos jogar tranquilos, para conseguir pontuar e conseguir a primeira vitória no Brasileiro”, destacou.
Pelo lado tricolor, o clima é de revanche justamente pelas duas derrotas de virada, por 3 a 2, nos clássicos mais recentes disputados no Barradão, válidos pelo Baiano.
“Não tivemos os resultados esperados no Barradão, perdemos a final do Baiano. Mas é um time muito chato de se enfrentar, independente de ser clássico ou não. Vai ser importante, ter aprendido nos últimos jogos. […] Vamos tentar consertar essa final perdida”, garantiu o meia Cauly ontem, em entrevista coletiva na Cidade Tricolor.
O Esquadrão chega para o confronto mais desgastado fisicamente, pois jogou na última terça-feira (16) contra o Fluminense, enquanto o Vitória teve a semana livre. Porém, o triunfo de virada elevou a moral do elenco, como explicou Cauly.
“É manter o mesmo nível de concentração, de foco, manter essa pegada aí nos próximos jogos”, projetou.
Leão desfalcado
O Vitória vai ter desfalques de peso para o Ba-Vi. Na defesa, com lesões musculares, Camutanga está vetado e PK é dúvida, enquanto no meio-campo, o volante Dudu, com lesão ligamentar no joelho, também está de fora.