Moradores, visitantes e turistas de Santa Cruz Cabrália precisarão apresentar o comprovante de vacinação para ter acesso a estabelecimentos e locais de uso coletivo. A determinação consta do decreto 475/2021, assinado pelo prefeito Agnelo Santos na última quarta-feira (03). A medida vale para repartições públicas, instituições de ensino, estabelecimentos comerciais em geral – supermercados, farmácias, padarias, lojas, açougues, bares -, locais de visitação turística, restaurantes, hotéis, pousadas, cabas de praia, passeios turísticos, shows, eventos, igrejas e templos religiosos, academias de ginástica, centros de treinamento e de condicionamento físico. Além dos frequentadores, também os funcionários dos estabelecimentos deverão estar vacinados.

O decreto determina como documentos válidos para comprovação de vacinação o certificado digital, disponível na plataforma do SUS – Conecte SUS, ou o cartão de vacinação em papel, emitido no momento da imunização pela Secretaria de Saúde de Cabrália ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO – O prefeito Agnelo Santos explicou que a medida tem como objetivo principal proteger a saúde da população. Os casos de covid-19 aumentaram em Cabrália após os últimos feriados, por isso a necessidade de emitir esse decreto. “A pandemia não acabou, e o que estamos vendo são os casos aumentando em diversas localidades, inclusive aqui em nosso município. Por isso, estamos trabalhando para proteger vidas”, afirmou. “Não queremos ver gente morrendo. Claro que minha preocupação é gerar emprego e renda, mas também é proteger a saúde das pessoas”, acrescentou.

Segundo Agnelo, o comprovante pode ser apresentado no próprio celular, ou o cartão de vacinação. “Estive em São Paulo recentemente e lá apresentei meu comprovante para participar de eventos e entrar em restaurantes. É algo muito simples e visa garantir mais proteção para todos”, destacou.

CUIDADOS DEVEM SER MANTIDOS – O prefeito também ressaltou a importância de se manter os cuidados, como uso de máscaras e álcool em gel. “As medidas de prevenção devem continuar, bem como nossa campanha de vacinação, que está sendo realizada sem parar, inclusive aos sábados e no período noturno, com grandes mutirões, sendo referência para toda a região. As pessoas precisam entender que essas medidas salvam vidas, a vacina salva e os protocolos também.”

MEDIDA APROVADA PELA POPULAÇÃO – Moradores de Cabrália aprovaram a medida e parabenizaram o prefeito pela decisão. “Acho muito boa a medida, que tem por trás um amor e um trabalho pela cidade”, disse, em áudio nas redes sociais, a empresária e escritora Lea Penteado, moradora do distrito de Santo André. Ela sugeriu que a prefeitura faça uma campanha para divulgar a obrigatoriedade também do uso de máscara. “Tem muita gente em Santo André sem máscara. Parece até que não tem pandemia”, disse.
O engenheiro Ricardo José Coelho Oliveira, funcionário da Veracel e morador do bairro Nova Cabrália, elogiou a obrigatoriedade do comprovante de vacinação. “A vacina não é uma coisa pessoal, mas coletiva. É para proteger a todos, não para proteger individualmente”, comentou.

CASOS DE COVID EM CABRÁLIA – Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, no dia 05 de novembro, o município contabilizava 55 casos ativos de covid-19 (52 em isolamento domiciliar e 3 em internamento), e outros 35 aguardavam resultado dos exames encaminhados para o Lacen. Desde o início da pandemia, foram confirmados 2.992 casos de covid e registrados 37 óbitos em Cabrália.