O jogador Daniel Alvez pagou a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) para sair da cadeia nesta segunda-feira (25/03). Agora, mesmo que seja condenado, o craque pode receber todo esse dinheiro de volta.
O baiano vai permanecer em liberdade até que os recursos da condenação sejam julgados em 2ª instância. Segundo a CNN esportes, o processo de fiança na Espanha é diferente do Brasil: lá, o valor é uma espécie de ‘garantia’ de que irá cumprir com os combinados com a Justiça.
Além de pagar, Daniel concordou em ceder os passaportes brasileiro e espanhol, não deixando a Espanha; manter distância de pelo menos 1km e não se comunicar com a vítima por nove anos e seis meses; e em se apresentar ao tribunal de Barcelona uma vez por semana.
Assim, com o decorrer do processo, seja julgado inocente ou condenado, o jogador segue para a “próxima fase” e não há necessidade da garantia. Porém, caso a Justiça decida que ele deve pagar uma multa a vítima, esse valor é descontado e passado direto a mulher – ou seja, ele não pagaria novamente.
Segundo o jornalista catari, Mabkhout Al Marri, quem desembolsou o valor considerável foi o meia holandês Memphis Depay. Os dois jogaram juntos no Barcelona em 2021 e, desde então, estreitaram os laços de amizade.
Memphis Depay também já ajudou outros amigos com problemas na Justiça, como os casos do lateral francês Benjamim Mendy, que foi preso por estupr0, mas inocentado, e o atacante holandês Quincy Promes, preso por envolvimento com tráf1co de drogas.