Início » Itabuna: Hospital Manoel Novaes com 100% dos leitos de Covid ocupados

Itabuna: Hospital Manoel Novaes com 100% dos leitos de Covid ocupados

Por marlonfm

O Sistema Único de Saúde (SUS) mantém, por meio de convênio, dez leitos de enfermaria e três de terapia intensiva (UTI) para tratamento de crianças com Covid-19 no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Hoje (8), todos estão ocupados.

A diretora técnica Fabiane Chávez explica que 80% das crianças e pré-adolescentes atendidos na Unidade Covid chegam infectados pelo coronavírus. O número de diagnósticos da doença aumentou nos últimos dias.

Segundo a diretora, que é médica, até novembro de 2021, a maioria dos pacientes com sintomas gripais não testava positivo para Covid-19. Mais de dois meses depois, o cenário epidemiológico é outro. “Naquela época, tínhamos os leitos de enfermaria e UTI vazios. Hoje, eles estão o tempo todo ocupados”, explica Fabiane.

Mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o Manoel Novaes é o hospital de referência para serviços pediátricos de média e alta complexidade e atende pacientes de toda a região.

FALTA DE LEITOS E INTERNAÇÃO PROLONGADA

De acordo com a diretora do Hospital Manoel Novaes, aumentou o número de gestantes com testes positivos para o coronavírus. Fabiane Chávez alerta que, às vezes, não há leitos nos hospitais para internação dessas mulheres, especialmente após a redução de UTIs para a adultos no sul da Bahia.

A médica também chama atenção para o período que as crianças infectadas pelo vírus ficam no hospital. Os pacientes internados por mais tempo na UTI pediátrica costumam permanecer por mais 20 dias na enfermaria. “Nestes anos todos de profissão, nunca tinha presenciado uma situação como esta, com aparecimento simultaneamente da pneumonia e derrame pleural, e nessa época do ano que não é comum”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!