O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) comunicou ao prefeito Augusto Castro (PSD) que Itabuna obteve aval da União para contratar empréstimo do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Por se tratar de negócio internacional, a Presidência da República encaminhou a proposta ao Senado, que tem a prerrogativa de decidir sobre esse tipo de operação de crédito com a chancela do Tesouro Nacional.
Augusto recebeu a notícia por telefone, na manhã desta sexta-feira (1ª). A Prefeitura já havia obtido autorização da Câmara de Vereadores, no ano passado. A lei autorizativa permite a contratação de empréstimo de até US$ 30 milhões e vincula a receita de capital ao Programa de Integração Urbana do Município de Itabuna/BA – Itabuna 2030. Convertido, o valor corresponde a R$ 146.364.000.
“Este investimento vai possibilitar modernizar toda a infraestrutura do município, tendo o objetivo de abrir novas avenidas, ruas, a construção da nova orla do Rio Cachoeira, uma nova ponte e um viaduto dentro do nosso perímetro urbano, além de possibilitar avanços em outras importantes áreas”, comemorou o prefeito.
Ele também manifestou confiança da aprovação do empréstimo no Senado, com a articulação da bancada baiana. “Essa é uma conquista histórica de todo o povo de Itabuna! Estamos dando um importante passo em direção ao futuro, que tanto desejamos e esperamos por muito tempo! Fruto do empenho e credibilidade da nossa gestão, isso está se tornando possível!”, concluiu.