Início » Itabunense se destaca como designer de Neymar e outros jogadores famosos

Itabunense se destaca como designer de Neymar e outros jogadores famosos

Por marlonfm

Itabuna, interior da Bahia, cidade que fica a cerca de 430 quilômetros da capital Salvador. É de lá que vem um dos designers mais populares entre os jogadores de futebol. Rodrigo Erick Oliveira Ramos, mais conhecido como Perna Designer, se destacou através de suas criações e chegou a ser diretor de arte do Flamengo em 2019, ano vitorioso para o Rubro-Negro.

Atualmente, ele possui sua própria agência e tem na sua cartela de clientes atletas como Thiago Silva e Neymar, craques da Seleção Brasileira e do futebol mundial. Todo atendimento é feito online, direto do município de Itapé, onde Perna mora. A cidade é vizinha a Itabuna e tem cerca de 10 mil habitantes.

Quando era adolescente, Rodrigo treinava em um time com os amigos da escola. Na época, atuava como lateral-direito e chegou a fazer viagens para disputar jogos em outras cidades. O que chamava atenção, no entanto, era o calção levantado, que mostrava as pernas compridas. Daí, nasceu o apelido de “Pernalonga”.

“O apelido pegou, e muita gente foi me chamando assim. Então, quando eu resolvi trabalhar no marketing esportivo, eu lembrei que a galera me chamava de Pernalonga”, contou.

A referência sempre foi o futebol, porque muitos jogadores são marcados por apelidos, que costumam identificar uma característica ou o local de nascimento, por exemplo. Em conversa com o ge, Perna conta que gosta de ser chamado dessa forma por alguns jogadores com quem trabalha. Segundo ele, é gratificante usar o apelido criado por amigos da juventude.

Como tudo começou
Perna começou a carreira em 2010, aos 18 anos, quando decidiu se especializar. Antes de entrar em uma agência publicitária, ele fez alguns trabalhos gratuitos para conseguir visibilidade na comunidade.

“Trabalhei como designer em algumas empresas, porém em nenhum desses momentos eu consegui me identificar dentro da profissão”, lembra o designer.
A partir daí, entrou uma figura importante na vida de Rodrigo: seu pai, Marcos. Foi de Seu Marcos que surgiu a ideia de criar artes ligadas ao futebol, uma das paixões do jovem designer. Como seu pai é torcedor do Fluminense, Perna decidiu homenagear um ídolo tricolor, o atacante Fred.

– Como a gente não está numa capital, que tem acesso mais próximo, a única forma de eu alcançar pessoas que estão longe de mim é pela internet. Eu fiz uma arte com uns infográficos, algumas coisas do Fred, e a galera foi gostando. Na época, ter 60 curtidas numa foto era algo muito bom, e eu conseguia bater até 100 nos materiais que fui fazendo – conta.

O trabalho cresceu aos poucos e parcerias surgiram, inicialmente, com jogadores de categorias de base. Mas ele tinha planos maiores.

– Há 10 anos, eu estava conversando com um amigo e falei para ele: “Irmão, eu vou trabalhar com design esportivo e pretendo alcançar um time e um atleta”. Lembro que coloquei no papelzinho Bahia e Vitória, porque sou da Bahia e queria trabalhar com alguns desses times – lembra o designer.

Oportunidade no Flamengo

Ativo nas redes sociais, Perna costumava comentar em posts de outros perfis, para gerar engajamento e atrair visibilidade para seu trabalho. Foi assim que uma agência de marketing que trabalhava com o Flamengo chegou até ele, em 2019, depois da exibição de um comentário seu em um post do Sportv.

– Ele [diretor da empresa] entrou em contato comigo, e tivemos uma reunião na madrugada. Enquanto a gente conversava, montei um portfólio das artes. Ele conversando comigo, e eu criando para ele. Cheguei a montar umas sete artes de vôlei, basquete, futebol, todas relacionadas ao Flamengo, e chamei a atenção dele – contou.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!