Risco de Transbordamento do Rio Colônia / Cachoeira
(Risco Hidrológico)
Analisando dados hidrométricos sobre os níveis de vazão atual, também, cotas de medições recentes pesquisadas na barragem do Rio Colônia (Itapé-BA), foi notado que esse represamento está operando acima das suas capacidades, com vazões de grande volume sendo registradas nas últimas horas, concomitante às precipitações volumosas que assolaram a região mais a montante (rio acima), dessa BH, entre os dias 22/01 e 23/01.
Destaca-se esse corpo hídrico como importante afluente do Rio Cachoeira, com uma grande barragem que foi construída para suportar períodos de maior vazão. Atualmente, está operando em 100% das suas capacidades (Vertendo), de acordo com dados obtidos através do sistema de Acompanhamento Operacional de Reservatórios(SIHS/BA).
Recomendamos maior atenção das pessoas que moram próximos às margens dos rios Colônia e Cachoeira, que redobrem sua atenção, pois há alertas de fortes chuvas para as mesorregiões Sul e Centro Sul baiano (válido para o dia 24/01), que abrangem as cabeceiras desses rios, que se necessário, desloquem-se para um local seguro!
Aqueles que moram próximos à barragem correm risco iminente de sofrer com enchentes ou inundações causadas pelo exceço de volume na barragem, que já está vertendo (vazão de segurança), portanto é importante que desloquem-se das margens, aguardem até que haja redução visível em sua vazão, ou, até que haja possibilidade de retorno.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte dos dados: SIHS/CERB – Confira o vídeo em nosso Instagram com mais detalhes. @amarelinhoitabuna