Início » Policlínica Regional Costa do Descobrimento funcionando em Eunápolis

Policlínica Regional Costa do Descobrimento funcionando em Eunápolis

Por marlonfm

Dez meses após ter sido inaugurada, a Policlínica Regional Costa do Descobrimento já está funcionando em sua totalidade. Atualmente, a unidade de saúde, localizada em Eunápolis, conta com 20 especialidades e 26 médicos contratados. “Hoje, com os novos médicos que começaram a atender através do segundo processo seletivo de 2022, estaremos ofertando 16 tipos de exames”, diz a diretora-executiva da Policlínica Regional, Lívia Oliveira. Ela explica que a policlínica regional de Eunápolis é nível 1, por conta da população abrangente. “Nesse tipo de policlínica, só podemos ofertar até 21 especialidades, que são as consultas médicas com especialistas”, afirma.

Ao justificar o motivo da demora em disponibilizar todos os serviços, Lívia cita a grande dificuldade na contratação de médicos especialistas. Segundo ela, as policlínicas regionais têm um padrão de excelência na oferta e disponibilização de serviços, o que exige um compromisso dos profissionais com relação à carga horária. “O atendimento com especialistas e os exames são por hora marcada. A questão da cobrança da carga horária dificultou um pouco para os profissionais, mas fomos desmistificando essa situação com os profissionais médicos e conseguimos trazê-los para fazer parte da equipe da policlínica”, destaca.

LAUDOS DOS EXAMES – Outro problema que vinha sendo alvo de reclamação por parte dos municípios que integram o consórcio responsável por administrar a unidade de saúde era o atraso na entrega do laudo dos exames realizados.

Lívia afirma que a policlínica trabalha com telemedicina para a entrega de laudos. Enfatiza, porém, que os laudos dos exames de imagem, incluindo mamografia, raio-x, ressonância e tomografia, não são entregues no mesmo dia. “Temos um prazo de até cinco dias para entrega desses laudos, que são encaminhados para as secretarias de Saúde e distribuídas pela logística de cada município”, observa.

ESPECIALIDADES E EXAMES OFERECIDOS – Atualmente, a policlínica conta com angiologista, anestesiologista, cardiologista clínico, cardiologista/ecocardiograma, cirurgião geral, dermatologista, endocrinologista, médico endoscopista, ginecologista obstetra, infectologista, mastologista, nefrologista, neurologista, ortopedista, pediatra, pneumologista, radiologista, reumatologista, médico ultrassonografista e urologista.

Rui Costa durante inauguração da Policlínica Regional, em Eunápolis, em junho do ano passasdo
Na área de exames, são oferecidos ultrassonografia, raio-x diversos, tomografia, tomografia com contraste, eletrocardiograma, eletroencefalograma, holter, mapa, mamografia, ressonância, ressonância com contraste, espirometria, endoscopia, biópsias, colposcopia, ecocardiograma, tratamento do pé diabético e histeroscopia.

De junho de 2021 até março de 2022, foram ofertados 50.021 consultas, exames e procedimentos. Dos 27.238 pacientes agendados e marcados pelos municípios, 21.639 foram efetivamente atendidos.

SETE MUNICÍPIOS ATENDIDOS – Inaugurada em 10 de junho de 2021, a Policlínica Regional Costa do Descobrimento disponibiliza exames solicitados pelo SUS para mais de 230 mil pessoas, moradoras dos municípios de Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis, o sétimo e último a assinar o contrato e ingressar no consórcio.

A gestão das policlínicas é realizada em parceria entre governo do Estado e os municípios que integram os consórcios. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes. O valor mensal do rateio é pago integralmente pelo município, independentemente do número de pacientes atendidos.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!