Início » Porto Seguro tem o litro de diesel mais caro Brasil no mês de maio, diz ANP

Porto Seguro tem o litro de diesel mais caro Brasil no mês de maio, diz ANP

Por marlonfm

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou nesta semana que o litro mais caro do diesel no Brasil, baseado nas estatísticas do mês de maio, foi registrado na cidade de Porto Seguro, extremo sul da Bahia. O valor, inclusive, é mais alta do que a gasolina. Uma reportagem da TV Bahia registrou na segunda-feira (9) que o diesel estava R$ 7,80 e a gasolina era vendida por R$ 7,69.

De acordo com informações divulgadas pelo site G1 Bahia, no total, foram oito reajustes no ano: três em janeiro, um em fevereiro, dois em março, uma redução no dia 2 de abril e mais um aumento no dia 29 de abril.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) informou que o acumulado é de 58% de aumento no diesel na Bahia.

Quem determina o preço?

O preço dos combustíveis no estado é determinado pela Acelen, empresa que adquiriu da Petrobras a Refinaria de Mataripe e é responsável por 90% do mercado na Bahia. Por isso, o reajuste anunciado na Petrobras para esta semana não deve influenciar nos valores comercializados no estado.

Por meio de nota, a Acelen informou que os preços dos combustíveis seguem critérios internacionais e são determinados por variáveis como valor do frete e do dólar.

O economista Guilherme Dietze explica que a alta no diesel vai ser sentida de forma direta no poder de compra dos consumidores.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!