Início » Projeto ‘Condado Digital’ Planeja Revolução Tecnológica com Polos Digitais na Bahia

Projeto ‘Condado Digital’ Planeja Revolução Tecnológica com Polos Digitais na Bahia

Por amarelinhoitabuna

Um novo projeto de inclusão digital na Bahia, chamado “Condado Digital”, foi criado pelo idealizador baiano Neilton Almeida de Souza. A iniciativa oferecerá oportunidades para todas as cidades, bairros de áreas suburbanas e comunidades do estado com tecnologias de ponta. A ideia é implantar Polos Tecnológicos Digitais para promover a inclusão digital nas regiões macros, micros e intermediárias dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, utilizando o que há de mais moderno em tecnologias da atualidade. O projeto propõe a instalação de Ambientes Digitais para promover uma revolução tecnológica em todo o Brasil, a começar pela Bahia.

Liderança e Empresas por Trás da Iniciativa na Bahia

A Black River Holding S/A, juntamente com as empresas Ankra Comercial, O Condado BA e Veho Way Business, ainda não deu maiores informações sobre o local de instalação do projeto piloto, previsto para 2025. O idealizador e CEO do projeto diz que o estado foi escolhido por ser o maior do Nordeste e por, nas áreas de Educação e Ciências Tecnológicas, ainda não se destacar à frente dos estados do Ceará e Pernambuco, que têm apostado na inovação tecnológica. O projeto está em fase final para divulgação nos sites do grupo empresarial.

A estratégia de divulgação poderá ocorrer primeiro nas redes sociais de pequenos comunicadores, canais e portais de notícias, como forma de fazer uma comunicação reversa que dê oportunidade aos que ainda não têm projeção na grande mídia.

Foco em Inclusão Social e Desenvolvimento de Talentos

As startups envolvidas, com escritórios de apoio em São José dos Campos, Osasco, Campinas e Maracanaú, apostam nos “Ecossistemas Tecnológicos Digitais”. Estes ecossistemas são voltados para o social, promovendo a inclusão em áreas com baixo índice de acesso às tecnologias digitais de forma acessível e gratuita. O objetivo é alcançar as regiões do Extremo Sul ao Sertão baiano.

A iniciativa foi inspirada em startups do Vale do Silício e em projetos de internet gratuita na Colômbia. O objetivo é contribuir com regiões produtivas no segmento da agroindústria, como o Oeste baiano na área do MATOPIBA, que demanda tecnologias como drones e maquinários agrícolas.

Segundo a assessoria, os Polos Tecnológicos Digitais deverão ter um papel importante para o desenvolvimento local, visto que a Bahia ocupa posições baixas em rankings de tecnologia e inovação da UNESCO. A visão é que o projeto seja um divisor de águas, alcançando jovens, empreendedores e pessoas de regiões afastadas, comunidades de bairos de Salvador, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana e as demais cidades do estado.

IAH: O Conceito de Inteligência Artificial Humanizada

O CEO Neilton Almeida de Souza destaca a importância de promover o acesso às tecnologias de ponta para que o Brasil possa sair da condição de país subdesenvolvido. Ele faz referência à sigla “IA” no nome do estado (BahIA) como uma vocação para a Inteligência Artificial, afirmando que o projeto pode receber o nome “BIA” e reafirma o conceito da IAH – Inteligência Artificial Humanizada.

A equipe de implantação diz que o Nordeste tem potencial para se tornar uma referência mundial e um grande Parque Tecnológico, impulsionado pela chegada de empresas como a BYD em Camaçari, que demanda tecnologias embarcadas da Indústria 4.0 e Startups da área de tecnologias no Nordeste.

Saiba mais https://www.instagram.com/ocondadoba/ Siga @ocondadoba

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!
× Fale conosco