Neste domingo (3), após seis anos, o Vitória garantiu a sua classificação para as semifinais do Campeonato Baiano. No Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, o Leão venceu o Itabuna por 2 a 0, pela 9ª e última rodada da 1ª fase do Campeonato Baiano. Os gols do Rubro-Negro foram marcados por Patric Calmon e Alerrandro e também sacramentaram a queda do Itabuna para a Série B estadual. A última vez que o Leão esteve no mata-mata do Baianão foi em 2018, quando perdeu a final para o Bahia.
Classificado na 2ª posição com 19 pontos, o Vitória irá enfrentar o Barcelona de Ilhéus, que terminou no 3º lugar, com 17. As partidas de ida e volta irão acontecer nos próximos dias 9 ou 10, no Estádio Mário Pessoa, e 16 ou 17, no Barradão. Quem passar fará a final do Baianão 2024 com vencedor de Bahia e Jequié, que fazem a outra semifinal da competição.
Em nove jogos da 1ª fase do Campeonato Baiano, o Rubro-negro teve seis vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe do técnico Léo Condé passou todas as rodadas da 1ª fase dentro do G4 e só não foi melhor colocada que o Bahia, que também somou 19 pontos, porém, como teve um saldo de gols maior, ficou com a 1ª posição. Melhor que colocado que o Barcelona de Ilhéus, o Vitória terá a vantagem de receber o jogo de volta da semifinal em casa. Vale a pena destacar que a pontuação obtida nos jogos das semifinais seguem contando para definir quem terá a vantagem de decidir a final em casa. Além do Itabuna, o Bahia de Feira foi o outro rebaixado para a Série B do Baianão.
Agora, o Vitória começa a pensar no Itabaiana-SE, o seu próximo adversário, na próxima quarta-feira (6), às 19h, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Com mais quatro rodadas para disputar, o Rubro-Negro está na 6ª colocação do Grupo A, um ponto atrás da zona de classificação para as quartas de final do torneio regional.