Início » VULGO PILÃO: Líder do PCC em Ilhéus é preso na Bolívia

VULGO PILÃO: Líder do PCC em Ilhéus é preso na Bolívia

Por amarelinhoitabuna

Um foragido da Justiça considerado de alta periculosidade e apontado como liderança de uma organização criminosa com atuação predominante no sul da Bahia foi preso nesta quarta-feira (4), na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A captura ocorreu por meio de uma operação integrada de cooperação policial entre forças brasileiras e internacionais.

O detido é Cosme Câmara de Oliveira Filho, conhecido como “Pilão”, que figurava como o “7 de Espadas” no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Contra ele havia dois mandados de prisão em aberto. O primeiro era referente à recaptura por homicídio qualificado. O segundo correspondia a uma condenação definitiva de 21 anos de prisão, em regime fechado, também por homicídio duplamente qualificado, cometido durante um evento público.

Segundo as investigações, “Pilão” tinha no tráfico de drogas sua principal fonte de renda, mas também atuava em crimes violentos contra o patrimônio, homicídios de rivais e até de integrantes do próprio grupo criminoso, além de extorsões e transporte clandestino. Parte dessas articulações teria ocorrido a partir de unidades prisionais.

A polícia aponta que ele exercia forte influência criminosa no município de Ilhéus, mantendo conexões com outros estados e demonstrando interesse em expandir territórios dominados por grupos rivais.

O delegado André Aragão, coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª Coorpin/Ilhéus), destacou que mesmo foragido, o investigado continuava comandando ações criminosas à distância.

“A captura representa um impacto relevante na repressão qualificada ao crime organizado no sul da Bahia e reforça o compromisso da Polícia Civil com a responsabilização de lideranças criminosas, inclusive por meio da cooperação internacional. Ele foi monitorado por trabalhos de inteligência até que conseguimos localizá-lo e efetuar a prisão”, afirmou o delegado.

A operação contou com a participação da Polícia Civil da Bahia, por meio da 7ª Coorpin/Ilhéus, em parceria com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, a Subsecretaria de Inteligência da PC/RJ (Ssinte), a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro e o Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal (CCPI-RJ).

As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros integrantes da organização criminosa, além de desarticular sua estrutura financeira e operacional.

Compartilhe nas redes sociais

Escreva um comentário

error: Content is protected !!
× Fale conosco